segunda-feira, 30 de abril de 2018

Temer anuncia reajuste do Bolsa Família; aumento será de 5,67%


Agência Brasil
Em pronunciamento à nação, o presidente Michel Temer anunciou que autorizou o reajuste do programa Bolsa Família. O discurso, em razão do Dia do Trabalho, celebrado amanhã (1º), irá ao ar às 20h30 desta segunda-feira (30) em rede rádio e TV. Em um vídeo, postado nas rede Twitter, o presidente confirmou o reajuste, mas não informou o valor. 
Agora há pouco, o Ministério do Desenvolvimento Social informou, em nota, que o reajuste autorizado será de 5,67% a partir de julho. Com isso, o pagamento passa de R$ 177,71 para uma quantia estimada de R$ 187,79.
Além do reajuste, no pronunciamento,Temer diz que o 1º de Maio é um momento de reflexão. “Amanhã, o Dia do trabalho, é um dia de reflexão, não é um dia de festa. Nós temos que comemorar a nossa capacidade de trabalho. De resistência, de superação. Só ela vai nos permitir festejarmos amanhã”. 
O presidente disse que os desempregados não devem perder a esperança e que o governo está trabalhando para criar mais postos de trabalho. “E você trabalhador que procura trabalho, não perca a esperança. O Brasil está crescendo, e, a cada dia, estamos criando mais postos e mais oportunidades”.
Atualmente, 13,1 milhões de pessoas estão sem emprego no país, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada no final de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O presidente agradece aos trabalhadores, citando professores, trabalhadores do campo, da segurança pública e servidores públicos, pelos serviços prestados ao país no dia a dia e voltou a rebater os críticos a seu governo.
“Você tem feito a sua parte, tem acordado cedo, se dedicado e se empenhado. E do lado de cá, também estamos trabalhando duro. […] Enquanto alguns passam o dia criticando, a gente passa o dia trabalhando. E nessa data especial, o país agradece a quem faz, a quem produz e a quem realiza”. http://agenciabrasil.ebc.com.br

Homem morre afogado no rio Cantu em Nova Cantu

Foto: Portal do Vale
Um homem de 30 anos morreu afogado neste domingo (29), no rio Cantu, em nova Cantu, na região de Campo Mourão. O homem identificado como Ronaldo, residia em Cascavel e estava a passei na região. Segundo as informações, o rapaz se afogou próximo da balsa que faz a travessia para a cidade de Palmital. Ronaldo estava acompanhado de familiares de sua esposa, quando o grupo resolveu descer o rio sem o rapaz. Quando os familiares retornaram, já não encontraram o jovem. De acordo com as informações ele sofria de cises epilépticas. Os próprios familiares iniciaram as buscas por Ronaldo e o encontraram cerca de 50 metros do local onde ele foi deixado. O corpo da vítima foi encaminhado ao IML de Campo Mourão. A Polícia Civil de Campina da Lagoa investiga o caso.
Com informações de (Tribuna do Interior via Portal do Vale)

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Mulher morre ao cair de prédio no centro de Cianorte

Foto: Noti-cia
Uma mulher de 37 anos morreu ao sofrer uma queda do 6° andar de um prédio no centro de Cianorte, na manhã desta quarta-feira (25).  equipes do Samu e bombeiros foram acionados, mais chegando no local constataram que a vítima já estava morta. O corpo de Fabiana Aparecida Rosa foi encaminhado ao IML de Campo Mourão. A polícia investiga as causas da queda. No apartamento foi encontrada uma carta que foi recolhida pela polícia e vai ajudar nas investigações. Um amigo de Fabiana dormia no apartamento no momento da queda e relatou que não viu quando a mulher caiu. Segundo as informações, ela tinha duas filhas.
(Noti-cia.com) http://noti-cia.com

terça-feira, 24 de abril de 2018

Menino de 7 anos acha envelope com dinheiro e faz questão de devolver ao dono em Goioerê

Um garoto de apenas 7 anos deu um exemplo de honestidade nesta segunda-feira (23), em Goioerê, na região de Campo Mourão. A criança encontrou um envelope com dinheiro em um caixa eletrônico da cidade e fez questão de publicar um vídeo na internet para achar o dono.

 O tio do garoto, identificado apenas por Ronaldo, afirmou a reportagem do portal Goioerê é Assim, que foi até o banco fazer um deposito e levou o sobrinho,foi quando o garoto chamou o tio, dizendo qe tinha um envelope em cima do caixa. Ronaldo então analisou e viu que se tratava de um deposito mal sucedido.

 O garotinho Felipe Valentin de Paula, publicou um vídeo nas redes sociais com os dados do dono do envelope, em poucas horas a publicação teve grande repercussão e chegou Até o dono do dinheiro, o professor Adenildo Brito. O professo ficou bastante emocionado com a honestidade do garoto e além de dar um abraço caloroso, o presenteou com perfume. O professor explicou que o deposito foi feito na última sexta-feira (20), mais por um erro do caixa, o envelope foi expelido para fora. Nas redes sociais, usuários elogiaram a atitude da criança e dos familiares pela honestidade demonstrada.

Com informações do portal ( Goioerê é Assim)
www.goioereeassim.com.br
Foto: Marilda Mendes

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Vacinação contra a gripe começa hoje em todo o país

Foto: Divulgação/
Agência Brasil
Começa hoje (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem receber a dose. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

domingo, 22 de abril de 2018

Colisão frontal deixa quatro mortos na PR-473 em Cruzeiro do Iguaçu

Foto: Ivânia Boato/TV Beltrão
Por Antônio Carlos Silva

Um acidente gravíssimo deixou quatro pessoas mortas na noite deste sábado (21), na rodovia PR-473, em  Cruzeiro do Iguaçu. Segundo informações, morreram no acidente o casal Cleonice Bueno de 28 anos e Ailton Hnzen de 26 anos e os gêmeos Tiago e Diego Padilha. De acordo com as informações, o veículo em que os irmãos gêmeos estavam colidiu frontalmente contra outro outro veículo onde estavam o casal e uma criança.  Os socorristas foram acionados, mais as vítimas já estavam mortas. A criança de três anos que estava com o casal foi encaminhada ao hospital São Lucas de Pato Branco em estado grave. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao IML de francisco Beltrão.
Com informações de ( Catve)

Criança índia de 4 anos tem morte cerebral após ser atropelada por moto em Maringá

Por Antônio Carlos Silva

Uma criança de origem indígena de 4 anos, iniciou o protocolo de morte encefálica na madrugada deste domingo (22), após ter sido atropelada por uma moto na Avenida Guaiapó, em Maringá, na noite deste sábado (21). Segundo as informações, a criança atravessou a avenida sem prestar atenção no tráfego e foi atingida por uma Honda/NX Falcon, pilotada por Reginaldo de Almeida Brito, de 22 anos. A criança, uma menina, sofreu traumatismo craniano considerado grave e teve uma parada cardíaca. O samu foi acionado e socorrista reanimaram a criança ainda no chão. Depois de socorrida a menina foi encaminhada ao pronto socorro do Hospital Universitário, onde sofreu outra parada. Médico e enfermeiros do Samu fizeram novamente a reanimação e estabilizaram a vítima. Conforme informações do repórter André Almenara, no inicio da madrugada a índia foi encaminhada ao Hospital Metropolitano de Sarandi , onde a equipe do hospital aguarda pra saber a evolução do quadro de saúde da criança nas próximas horas. Já o motociclista, fez o teste do bafômetro eo resultado foi negativo.

Com informações de (André Almenara)

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Toledo: Bebê de 3 meses morre após tomar vacina

A morte de uma bebê de três meses em Toledo é investigada pela Vigilância Epidemiológica do município juntamente com a 20ª Regional de Saúde. 

A prefeitura de Toledo emitiu uma nota a respeito do caso, por conta de divulgações de que a criança havia morrido após tomar vacina contra a meningite. 

"Apesar de a criança ter realizado a vacina, não é prudente neste momento, atribuir qualquer reação decorrente da vacinação, tendo em vista que não há confirmação das causas do óbito", afirma a nota. 

Ainda de acordo com a nota, "a vacina ministrada foi a vacina para meningite do tipo C, a qual é considerada segura pelo Programa Nacional de Imunização, estando no calendário vacinal desde o ano de 2010".

No ano passado, segundo a prefeitura de Toledo, 6.373 doses dessa vacina foram aplicadas em crianças menores de dois anos e em nenhuma delas houve relação adversa relatada.

"Nenhum alarde deve ser feito à população com relação à vacinação, tendo em vista a importância da manutenção da cobertura vacinal, a qual visa evitar inúmeros óbitos por agravos desta espécie", esclarece em nota a prefeitura.
 Fonte: (Catve)

Macabro: Filho esconde corpo do pai por 5 meses para continuar recebendo pensão

Foto: Iverson Vaz/Rede Massa
Por Antônio Carlos Silva

Um caso macabro foi descoberto na noite desta quinta-feira (19), em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. O corpo de um idoso de 93 anos, que estava "desaparecido" há 5 meses foi encontrado em cima de uma cama em um dos quarto onde ele morava. Segundo informações, um dos netos entrou na residência e encontrou apenas a ossada do avô. De acordo com informações da Polícia, parentes desconfiaram da versão dada pelo filho do homem que reside na frente resolveram investigar. Segundo informações repassadas pelos familiares, é de que o filho alegava que o pai estava cansado, com sono ou doente, sempre que alguém tentava se aproximar era impedido. A polícia foi acionada e informou que um dos motivos pelo qual o homem não comunicou a morte do pai, pode ser uma pensão que ele recebia no valor de 1 salário mínimo. A Polícia Civil vai investigar o caso.
Com informações de (O Bem Dito)

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Campo Mourão: Para coibir crimes, moradores usam monitoramento de vias 24 horas

Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior
"om medo da criminalidade que afeta a cidade, a Associação de Moradores do jardim Araucária, bairro nobre de Campo Mourão, presidida pelo gerente Cleverson Vieira Andreiow, está adotando novas medidas de segurança, para minimizar o risco de violência. Continue lendo em: Tribuna do Interior https://www.tribunadointerior.com.br/noticia/para-coibir-crimes-moradores-usam-monitoramento-de-vias-24-horas

Mesmo com rejeição de habeas corpus, início da prisão de Lula ainda não tem data

                                                  Agência Brasil/Reporter Felipe Pontes

Foto: Reprodução
                                                

Com a rejeição do habeas corpus (HC) preventivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esgota as possibilidades de recorrer contra sua eventual prisão. Apesar de a Corte ter negado o pedido, Lula não deve ser preso imediatamente.
É preciso que o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba e responsável pela condenação na primeira instância, emita um mandado de prisão.
Há ainda trâmites processuais pendentes no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal com sede em Porto Alegre, o que pode retardar a ordem de prisão.
A defesa de Lula já declarou que quer apresentar um novo recurso contra a rejeição do primeiro embargo pelos desembargadores da Oitava Turma do TRF4. Os advogados têm dez dias corridos a partir da publicação do acórdão – que ocorreu no dia 27 de março - para abrir a intimação sobre o resultado, e mais dois dias úteis de prazo para entrar com o novo recurso: prazo que vai até 10 de abril.

Porém, o juiz Sérgio Moro pode entender que a negativa do primeiro embargo, pelos desembargadores, já encerrou a possibilidade de recursos e decrete a prisão. No passado, Moro já proferiu decisões com ambos entendimentos.
A interpretação é que se este recurso, denominado embargos dos embargos declaratórios, não for julgado, o processo ainda não teve a tramitação esgotada no TRF4, o que impede a execução provisória da pena. O costume no TRF4 tem sido o de negar rapidamente, por considerar esse tipo de recurso protelatório.
Se o TRF4 negar os embargos antes de uma decisão de Moro, o tribunal deve comunicar o juiz para que ele possa expedir o mandado de prisão contra o ex-presidente. Somente com uma ordem de Moro é que o ex-presidente poderá ser preso. Caso isso ocorra, o mais comum é que ele seja levado para alguma carceragem no Paraná, estado de origem da 13ª Vara Federal – que determinou a condenação e onde Lula deve cumprir, em regime inicial fechado, a pena de 12 anos e um mês estipulada pelo TRF4 em janeiro.
Novos recursos  
Uma vez encerrada a tramitação na segunda instância, a defesa de Lula pode entrar, no prazo de 15 dias, com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a condenação.
Nessa nova apelação, na qual não haverá reexame de provas, mas somente a análise sobre a legalidade do julgamento, os advogados podem pedir efeito suspensivo da condenação, o que pode resultar na soltura de Lula caso ele já esteja preso.
Os advogados podem ainda entrar, paralelamente e no mesmo prazo, com outro recurso, dessa vez chamado extraordinário, no próprio STF, contestando irregularidades de natureza constitucional. http://agenciabrasil.ebc.com.br