segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Tornado é registrado na região norte de MT neste sábado (12)

Um tornado teria sido filmado na cidade de Guarantã do Norte, localizada a 475 km de Cuiabá. Imprensa do Paraná teria dito que o vídeo foi gravado em Jaguapitã. A Rede Massa postou um vídeo explicando que o tornado que supostamente teria sido registrado na tarde de domingo (13), em Jaguapitã, no interior do Paraná, não procede. Ou melhor, o vídeo é verdadeiro, mas o fenômeno não aconteceu em Jaguapitã, e não foi no domingo, e sim na cidade de Guarantã do Norte, no Mato Grosso, no sábado (12)
Segundo o caçador de tempestades Acácio Cordioli, do grupo Stormaringá, o Tornado Landspout é diferente de um tornado comum, porque não há ligação entre a rotação do solo e a base do mesociclone. Ele explica que esse tipo de tornado forma uma coluna de ar parecida com uma tromba d'água, mas no solo, e que não há tanta movimentação horizontal como em um tornado tradicional.
                                                       Veja o video
Mesmo assim, um Landspout pode provocar estragos. "Parece ser um tornado F1, que são os de até 150 km/h, mas se ele tivesse se formado em uma área com casas, certamente teria arrancado alguns telhados", analisa Cordioli. As informações são do site 24 Horas News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se você gostou desse blog, divulgue - o