sexta-feira, 28 de julho de 2017

A Explosão dos cursos livres no Brasil

Os chamados cursos livres, de educação à distância, estão sendo mais procurados do que os cursos autorizados pelo MEC.
Foto/arquivo pessoal
Os cursos de educação à distância que não precisam da certificação do Ministério da Educação e não dão diploma, os chamados cursos livres, estão sendo mais procurados do que os autorizados pelo MEC.
Thomas, atordoado pela descoberta da sexualidade, é o protagonista do primeiro roteiro da analista financeira Claudia Boff. O mais inusitado da história é a formação dela: contabilidade. Trabalha como analista financeira de uma empresa pública há mais de 20 anos. “Números, planilhas, gráficos, documentos, impostos, taxas, tributos”, diz Cláudia.
O curso de HQ mudou o roteiro das noites de Cláudia. Jantar, ver TV com a filha e, em vez de dormir, se dedicar a algo totalmente novo: um curso que ensina a escrever história em quadrinhos. “Acho que um contraponto com o que eu não posso criar na empresa, aí eu tenho que colocar em algum lugar essa vontade de criar aí eu busco esses cursos. Eu adorei”
A educação à distância está em alta no Brasil e uma pesquisa recente mostra que a procura por cursos livres cresce mais do que por cursos formais. Entre 2010 e 2011, o número de matrículas passou de 33% para 77% do total.
Cursos formais de graduação e pós-graduação são regulamentados pelo MEC. Ele define a grade curricular e exige avaliação presencial. Já os cursos livres vão direto ao ponto, têm temas específicos e são mais curtos. Feitos para quem não faz questão do diploma.
O presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância, Fredric Michael Litto, diz que a explosão dos cursos livres tem a ver com a realidade do mercado de trabalho. "Nenhum profissional, nenhum ramo de trabalho vai poder passar o ano sem fazer um curso de atualização e para não ter que trabalhar enquanto se faz essa atualização, você vai fazer o curso à distância”. As informações são do G1.http://www.cursos24horas.com.br/parceiro.asp?cod=promocao122947

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se você gostou desse blog, divulgue - o