sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DICAS IMPORTANTES:Você tem coqueiro anão? saiba como cuidar

Se você tem uma muda de coqueiro anão aí no seu quintal ou na sua chácara, a nossa dica de hoje é pra você. Bem, o coqueiro anão é uma planta tropical, cultivada em mais de 80 países, o que indica que em regiões de baixas temperaturas, ele não produz bem. O ideal para ter uma produção básica, é estar alojado em um clima acima de 15 graus. Quando você adquirir uma muda de coco anão, deve estar atento com a qualidade da muda, esse é e o primeiro passo. Após isso, o segundo passo é planta - la, mais antes você deve fazer a cova com no minimo 30 dias de antecedência, é bom lembrar que a cova deve ter uns 60 cm quadrados, e estar bem adubada com adubo orgânico. lembramos que o coqueiro é uma planta que necessita de alguns nutrientes, e um deles é o cloro, mais você pode usar o sal de cozinha na falta do cloro, em pouca quantidade, pois o sódio pode prejudicar a planta. O coco anão é uma planta precoce  e também feita para não crescer muito, a sua produção bem sucedida acontece mesmo quando a planta atinge seus setes anos de idade, por isso o crescimento é lento devendo sempre ter cuidados com adubação e pragas. BLOG DO CARLINHOS GOUVEIA.  

184 comentários:

  1. Gostaria saber como podemos fazer a poda das folhas coqueira anão e qual a epoca correta. José Augusto Dares e-mail daresx@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. tenho dez coqueiros anão com cinco anos todos produzindo,porem os fruto esão caindo ainda pequnos,o que eu devo fazer. email josecnsilva@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo! Desculpe pela demora na resposta da sua pergunta. Quando geralmente isso ocorre, podem ser devido a vários fatores um deles pode ser a desnutrição da planta, ou a falta de umidade do solo, ou ainda devido a presença de alguma praga. Neste caso é recomendável consultar um agrônomo.

      Excluir
    2. Olá Carlos
      Plantei 2 mudas de coco anão na minha chacara, mas invadiram e me cortaram as duas mudas rente ao chão gostaria de saber se elas podem renascer?

      Excluir
  3. olá carlos, parabéns pelo seu blog e muito obrigado pelas dicas. acabei de adquirir 2 mudas de coqueiro anão, vou plantalas nno meu sitio na vbeira da represa, vou no sitio uma vez por semana, será que plantpo agora na época das chuvas? pois pelo que li tem de fazer a cova 30 dias antes, é mesmo necessário, pois que ria plantar agora pelas chuvas e o sal grosso posso jogar após plantar? aguardo resposta. Um abraço meu nome é rodrigo wagner, email: rodrigowagneradv@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigado pelo elogio e comentário. Respondendo sua pergunta: Quanto á antecedência na cova, você está certo.Quanto a época de plantar o coqueiro, no período chuvoso é o mais indicado e pelo que entendi, é o seu caso agora.Se você não mora em uma região de solo arenoso, pode adicionar uma boa quantidade de areia na cova. Depois de plantado, é sempre bom fazer um circulo com sal grosso sobre a superfície. Quando começar a produzir, é só me chamar para tomar a água.. rsrsrs 1 abraço.

      Excluir
    2. São ácaros .. faça uma solução de sabão de cocô, água e álcool deixe dois dias e pulverize seu coqueiro.

      Excluir
  4. os meus pes de coqueiro estão secando as folhas tipo um ferrugem o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, para acabar com a ferrugem do seu coqueiro é muito simples, pulverize todos eles com um anti-ferrugem, eu aconselho WD40 ou wite lubb rsrsrs

      Excluir
    2. ajudar que é bom nada neh. não atrapalha se vc não sabe babaca. Ele pediu não foi aula de português.

      Excluir
    3. Faço da sua a minha pergunta.
      Essa ferrugem nas folhas dizem que é falta de nutrientes isso procede? li algo a respeito que deveria ser removida as folhas com ferrugem e fazer uma adubação gostaria de saber direito sobre isso.

      Excluir
    4. Faço da sua a minha pergunta.
      Essa ferrugem nas folhas dizem que é falta de nutrientes isso procede? li algo a respeito que deveria ser removida as folhas com ferrugem e fazer uma adubação gostaria de saber direito sobre isso.

      Excluir
    5. para fortalecer e proteger os fruto.... e prevenir pragas use o Calda bordalesa ou mistura de Bordeaux é um fungicida agrícola tradicional, composto de sulfato de cobre (II), cal hidratada ou cal virgem e água, em simples mistura. Possui comprovada eficiência sobre diversas doenças fúngicas, principalmente infecções resultantes do Plasmopara viticola.

      Excluir
  5. gostei do seu blog. bm eu já plantei dois pés na minha minha chácara a terra é muito seca,e eu já plantei errado não fiz a cova como o recomendado já faz um ano e meio sera q ainda á algo q eu possa fazer por eles um cuidado especial.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo, eu creio que você ainda pode recuperar as plantas, pois o coqueiro é bem resistente e mesmo sem nenhum nutriente ele não morre. Mais você pode usar adubo orgânico, fazendo um circulo em volta da planta, ou até mesmo o químico, não mais que um litro. se preferir use a ureia, essa mesmo que mistura a ração gado e aí é só não deixar faltar água.

      Excluir
    2. Lembrando a todos, que o coqueiro anão é uma planta que cresce lentamente mesmo, mais os cuidados devem ser mantidos sempre para que ele cresça fortalecido.

      Excluir
  6. Olá,meu nome é Marcela.Apesar de ser coqueiro anão ele cresce bem,tem como podar para que ele não cresça demais?Se sim,em que parte deve-se podar?

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcela. Respondendo sua pergunta, o ideal seria que você não os podasse, apenas tirasse as folhas secas. Embora seja anão, se bem cuidado e com clima favorável, ele pode crescer bastante. A poda poderá facilitar a entrada de algumas doenças e atrasar a produção. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ao retirarmos as folha secas puxando, a camada(casca) que envolve o coqueiro também sai. Isso prejudica a planta?

    Lourivaldo (louriacs@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourival, eu creio que sim. A maneira mais certa de fazer a limpeza das folhas secas é usando um objeto cortante, exemplo: um tesoura de jardim. 1 abraço!

      Excluir
  9. BOM DIA, EU GOSTARIA DE SABER COMO SE PLANTA O COCO(A FRUTA MESMO)GANHEI UM COCO ANÃO E QUERIA SABER COMO DEVO PROCEDER PASSO A PASSO PARA PLANTAR NO QUINTAL DE CASA. EXEMPLO: SE ELE TEM QUE TA SECO OU VERDE, SE DEITADO OU PRA CIMA ,CAVAR QTOS CM, ENFIM TODO...... OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo, no caso você quer fazer uma cocô? Se for isso, essa prática eu não recomendaria, pois existem os viveiros que são especialistas nesta técnica, mais você pode tentar ... Isso não quer dizer que vai dar certo. Segundo os especialistas, a semente deve estar devidamente maturada, faz - se um canteiro com terra bem fofa e coloca a semente de forma vertical, deve - se aguar com abundancia e não é necessário deixa - la na sombra.

      Excluir
  10. vera teixeira vallini teixeira15 de novembro de 2013 às 04:28

    ganhei um coqueiro anão ainda ta no vaso plastico quanto tempo posso deixar ate eu plantar na chácara as folhas estão seca só molho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera como vai? Olha, respondendo sua pergunta, você pode sim deixar a muda no vaso até você planta - la. Mais é preciso ter um certo cuidado, já que ela está secando as folhas. retire as folhas secas, e veja se ela esta bem acomodada no vaso, lembrando que você não pode cobrir com terra o tronco da planta. Quando for retira - la do vaso e leva - la ao solo, tome cuidado para não desfazer a terra que envolve a raiz da planta, o chamado torrão. O certo é você quebrar o vaso com cuidado. 1 abraço e boa sorte!

      Excluir
  11. olá! Ganhei um coqueiro anão já adulto e plantei na minha casa, estou achando que ele não esta gostando muito. as folhas estão secando rápido e ele esta um pouco amarelado no tronco. Coloquei adubo orgânico ao redor e coloco água duas vezes por dia. Algo mais que eu possa fazer? existe chances de ele morrer? Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. olá. ganhei um coqueiro anão e um fenix já dultos, nós os plantamos a cerca de 15 dias, a fenix parece ter se adaptado bem, contudo o coqueiro está com os folhas queimando rapidamente, a produção murchou e seu tronco esta opaco cor de palha. Coloco água duas vezes por dia, coloquei adubo orgânico ao redor deles e também um punhado de sal de cozinha. algo mais que devo fazer? Obrigada e parabéns pelo blog1

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlinhos, parabéns pelo blog, esta muito bom.

    Minha pergunta é a seguinte, tenho um coqueiro anão em casa, ele começou a produzir recentemente:

    Mas a água esta 'sem graça, sem gosto" O que posso fazer para melhorar ?
    wendersonpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Plantei oito mudas perto de uma parede uns 60 cm apenas de distância dela. Há problema? A distância entre cada pe ficou 2,50 a 3,00 mts esta BOA essa distância??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, quanto a distância das mudas está tudo bem o espaço é esse mesmo. Já com relação a parede, você devia ter plantado um pouco mais retirado, mais acho que não vai haver tantos problemas, porque a raiz do coqueiro não expande tanto. Só não vai esquecer da irrigação correta e dos nutrientes ok? 1 abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, na verdade plantei eles apenas com 60 cm Da parede pra não tomar muito espaço nesse corredor que ficou entre essa parede e o muro,.pois tenho plano de fazer uma casa no fundo do terreno, mas acho que posso recuar mais uns 30 cm, tem umas três semanas que plantei são mudas pequenas ainda na castanha quando plantei. O que me orienta a fazer?? Anderson (GO)

      Excluir
  15. Plantei oito mudas perto de uma parede uns 60 cm apenas de distância dela. Há problema? A distância entre cada pe ficou 2,50 a 3,00 mts esta BOA essa distância??

    ResponderExcluir
  16. TENHO DOIS PES DE COCO ANAO A 10 ANOS E NAO DA COCO DE GEITO NENHUM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com jeito ele dará frutos, mas com geito e impossivel!

      Excluir
    2. Brincadeira respeita a pessoa que está escrevendo :( se você entendeu e o mais importante.
      Agora se VC e professor de português VC está na conversa errada aqui estamos falando de plantas e para isso precisamos só da inteligência do coração.

      Excluir
  17. TENHO DOIS PES DE COCO A 8 ANOS NUNCA DEU COCO O QUE FAÇO PRA ELE PRODUZIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, respondendo sua pergunta, existem vários fatores que podem levar a planta a deixar de produzir ou demorar a começar produzir. O clima é um deles, em regiões frias os coqueiros não se adapitam muito bem, outro fator, é a falta de nutrientes da planta. é preciso que ela esteja bem nutrida de água e adubo para que ela possa crescer sadia e começar uma produção sem problemas. A invasão de ácaros sobre a planta também pode fazer com que ela não produza bem. O que se pode fazer, é uma adubação com adubo orgânico (esterco), cerca de 5 quilos por pé. Você pode usar ainda adubo químico, cerca de 3 quilos pé.

      Excluir
  18. meu querido carlos tenho em meu quintal um pe de coco anã começando a produzir pela primeira vez mais os coquinhos estao secando caindo todos e as palhas ficando todas amareladas e secas ja coloquei sal agua mais ate agora nada como posso resolver esse problema

    ResponderExcluir
  19. Amigo. Queria saber quantos metros chega o coqueiro anão ? pois estou querendo plantar em um jardim perto da casa, e se a algum processo para que ele pare de crescer e fique em determinado tamanho o resto da sua vida .. Obrigado..

    ResponderExcluir
  20. Olá meu amigo, quero pedir desculpas pela demora da resposta. Mais até onde eu sei, não existe um meio de fazer o coqueiro parar de crescer enquanto ele ainda não atingir a maturidade. O fato de se tratar de um coqueiro anão, não quer dizer que ele não cresça, apenas ele foi desenvolvido para crescer menos que o natural. Se as condições climáticas e o tratamento favorece, isso faz com que ele cresça mais ainda. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber qual a profundiade ou pode ser rasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você lembrou bem. A cova deve ter uns 50 cm de profundidade, mais não é necessário cobrir toda a planta, coloque uns 35 cm de terra apenas.

      Excluir
  22. Olá Carlos, Boa tarde!!
    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo colocar o adubo orgânico e o sal nos coqueiros? Somente o adubo orgânico é suficiente ou devo colocar outros adubos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender do desenvolvimento da planta e de como ela foi nutrida desde do inicio do plantio. Se você não deixou faltar nutrientes, ela vai crescer saudável e não é necessário a aplicação de adubos sempre. Caso tenha faltado algum nutriente, como adubo e água, então deve se fazer uma correção com adubo orgânico ou químico assim que ela apresentar algum tipo de problema no crescimento.

      Excluir
    2. Acho que se desenvolveram pouco em 8 anos de plantio...não foram bem nutridas por falta de orientação, mas de uns dois anos pra cá tenho colocado adubo orgânico 2X ao ano e sal 1X ao ano. Num dos pés tem aparecido cachos com coquinhos mas secam e caem rapidamente, ainda pequenininhos(tamanho bolinha de gude)...As folhas estão viçosas e bonitas, mas o terreno tem muitas pedras e meu receio é que a raiz tenha achado alguma e atrapalhado o desenvolvimento...Oito anos de plantio de mudas mais ou menos de 2m de altura demora tanto assim para produzir? Tem como eu enviar fotos para você ver? Obrigada pela atenção. Neuza Terra.

      Excluir
    3. Olá Neuza, bom dia! é natural que os cocos caiam em inicio de produção. Quanto ao tempo para produzir, o coqueiro anão leva em média 5 anos para produzir. como você disse que aí tem muitas pedras, pode ser que elas sugam a umidade do solo mais rapidamente, fazendo com que as plantas se desenvolvam menos. As condições climáticas também influem bastante, coqueiro não se adapitam muito bem com climas frio. Existe também a possibilidade da planta estar sendo atacadas por pragas, principalmente ácaros, neste caso você deve procurar a orientação de um técnico (agrônomo) . Outo fator pode ser a falta de nutrientes como: Nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). Um grande abraço!

      Excluir
  23. Olá Carlinhos, parabens pelo blog. Gostaria de saber se o crescimento das folhas novas fica prejudicado pela presença de folhas mais velhas que estão com as pontas secas e se é normal que elas nasçam com a aparência quebradiça. Nosso coqueiro foi plantado no final de janeiro, será que já devemos aduba-lo novamente. Costumamos molhar uma vez ao dia. Agradeço sua atenção e sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  24. Olá amigo (a), Parabéns a você pelo carinho que se dirige a esse humilde Blog! Mais vamos a resposta: Quanto as folhas secas, se elas não são muitas, é natural. Se houver muitas folhas secas, o problema deve ser falta de nutrientes, climático ou provocado por alguma doença. quanto o descarte das folhas secas, você deve fazer sim, com ajuda de uma tesoura, mesmo porque elas tiram a força da planta. quanto a adubação, é preferível que se faça uma adubação de 6 em 6 meses com adubo de galinha seco, de gado ou ovelha. Você também pode usar adubo químico, mais neste caso é necessário consultar um técnico que atue na região. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Olá Carlinhos, boa tarde!!
    Agradeço muito pelas orientações, com certeza seguirei todas e depois mando notícias. Seu blog é muito bom, muito informativo e útil!!
    Agradeço pelo carinho e atenção.
    Neuza Terra.

    ResponderExcluir
  26. plantei duas mudas de coqueiro anão em meu quintal com espaçamento de 3 metros de distância entre elas. gostaria de saber se posso manter esse espaçamento ou se tenho que replantar, pois tenho como colocar um espaçamento de 4 metros ou até mais entre elas. quais são os malefícios de um espaçamento inferior ao mínimo recomendado? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Bem lembrado a questão do espaço. Os especialista falam em um espaço de 7 metros de uma muda para outra, devendo manter o mesmo espaços em ruas, se caso o plantio for muito. No seu caso, se ainda for possível, você pode retirar as mudas e aumentar o espaço. quanto aos males, a planta muito próxima a outra, prejudica o desenvolvimento, e uma, acaba roubando as foças da outra. Um grande abraço!

      Excluir
  27. estou comprando varias mudas e gostaria de saber como faço pra descobrir se o coco e anao ou nao e ? tem alguma forma de especificar a difrença entre as qualidades ???

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa noite, adoreeei o blog.
    Mas após me informar sobre tudo aqui, eu descobri que fui enganada!!! rs
    Mesmo assim QUE BOM encontrar o seu blog, de cara já tirei várias dúvidas que eu tinha.
    Compramos uma muda de coqueiro anão hoje, e o "vendedor" disse que chama anão pq fica no máximo com 2 metros de altura...hahaha
    Vamos plantar num pedacinho de terra do quintal, e já fiquei com medo do coitado do coqueiro não se desenvolver por causa do frio de SP!
    Agora eu estou lendo aqui sobre a cova feita 30 dias antes, eu não sabia disso e a muda já está aqui em casa. O que me orientaram foi abrir a cova e misturar metade terra e metade areia, e só! Eu tenho medo de esperar um mês e a muda morrer. Tem como conservá-la por este período de 1 mês?
    Outro receio meu: Minha casa é colada com um parque e nessa terra nasce tudo o que imaginar pois os passarinhos trazem e o ar tb. Será que tenho que proteger a terra em volta da muda pra outras sementes ou plantas não "roubarem" os nutrientes do coqueiro?
    Vou colocar no canto do quintal, a 1 m de um muro e 1 m da casa do vizinho, acho que tá bom ne?
    O sal tem que colocar quantas vezes ao ano?
    Muuuito obrigada por tantas dicas valiosas...
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mamy, olha quanto ao tempo não precisa se preocupar, a muda não vai morrer. Você só precisa água - la diariamente e se for possível coloque alguma serragem na raiz para manter a umidade. quanto a distância, se você puder dar mais espaço seria bom. A questão do sal não é tão importante, o melhor seria preparar a cova com adubo orgânico e fazer correção de 6 em 6 meses. Quanto ao matagal que poderá crescer a o lado da planta, rsrs ... Enquanto ela estiver pequena é bom manter o local limpo. Abraços!

      Excluir
  29. Olá amigos, um bom dia a todos! Pedindo perdão pela demora das resposta e pela falta de atualização no Blog nos últimos dias. Infelizmente eu tive um problema com a saúde no inicio do ano e isso tem me afastado de algumas funções. Mais em um breve período de tempo estarei dando prioridade novamente naquilo que eu mais gosto de fazer que é escrever. Espero que todos compreendam. Um grande abraço a todos, fiquem com Deus e continuem curtindo, comentando e lendo o Blog e as dicas. Carlos

    ResponderExcluir
  30. gostei muito das respostas meu nome é de jesus quero saber o que fazer com o meu coqueiro que esta começando a botar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe ela brotar e mantenha irrigada. ela só poderá ser levada ao solo quando atingir de 40 a 50 cm de altura. Não esqueça de fazer a cova com antecedência . 1 gd abraço.

      Excluir
  31. olá, carlinhos muito bom seu blog,parabéns! Tenho pés de cocos,mas não estão produzindo ainda estao no 3 ano,minha duvida é: me disseram se eu retirar as folhas secas eutirarei a força do coqueiro e atrasarei o que vc me indica nesta situaçao? e que quantidade de sal devo colocar em cada pé?

    ResponderExcluir
  32. Olá Carlos, boa tarde !!
    Compramos um pé de coco anão, ele já estava com uns 2 metros, eu creio. O vendedor não nos falou nada sobre fazer a cova uns 30 dias antes, plantamos logo em seguida que compramos, foi feita a cova e colocada adubo, depois ao redor colocado casca de pinus e o pó da casca de coco, minha dúvida é -> será que foi feita de maneira correta ? algum problema o fato de não deixar a cova aberta os 30 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a maneira correta seria fazer a cova com antecedência, mais agora o jeito é aduba - la de maneira correta . Preciso fazer uma correção, a sua muda já estava com 2 metros de altura no momento da compra, isso indica que ela veio com um torrão de terra, esse tipo de muda geralmente são plantadas apenas com esse torrão. Mais mesmo assim seria bom preparar a cova. Já as mudas pequenas, no geral, vem apenas na castanha, por isso precisam de muito mais nutrientes. No caso da sua, ela vai precisar de muita água. Abraços!

      Excluir
  33. Gostaria de saber quanto cresce em centimetros,um coqueiro anão por ano em média .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem muitas variedades de coqueiros e os anões também crescem muito dependendo da variedade, do clima e do tratamento. mais o seu crescimento anual é um pouco lento, mais deve produzir por volta dos cinco anos.

      Excluir
    2. existem muitas variedades de coqueiros e os anões também crescem muito dependendo da variedade, do clima e do tratamento. mais o seu crescimento anual é um pouco lento, mais deve produzir por volta dos cinco anos.

      Excluir
  34. olá! Ganhei um coqueiro anão já adulto e plantei na minha casa, estou achando que ele não esta gostando muito. as folhas estão secando rápido e ele esta um pouco amarelado no tronco. Coloquei adubo orgânico ao redor e coloco água duas vezes por dia. Algo mais que eu possa fazer? existe chances de ele morrer? Abraço mxw85@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, existe chance sim de morrer, você deveria ter preparado a cova antes uns trinta dias. mais continue aguando por enquanto em abundância, é só o que pode fazer.

      Excluir
  35. Olá, tenho 04 mudas de coco anão e as folhas estão com ferrugem, como devo trata-las? Obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Olha, esta é uma doença bem conhecida dos produtores de coco, mais um método a fazer, é remover com uma tesura as folhas infectadas com ferrugem e queima las.

    ResponderExcluir
  37. olá, tenho 02 mudas de coco anão, eu plantei há 01 mês, gostaria saber as multas gosta de agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, muita água, principalmente agora que a muda está se desenvolvendo não deixe faltar água. Um abraço!

      Excluir
  38. Quando se fala em cloro para o plantio fico em dúvida se e o cloro líquido ou granulado
    Gostaria que me esclarecesse essa questão e também a quantidade a ser utilizada
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, para ser mais claro, você pode usar o cloreto de potássio. Cerca de 2 kg por pé em plantas adultas. U M ABRAÇO!

      Excluir
  39. Ola Carlos. Ganhei um coqueiro anão, porém, abri a cova e ja o plantei. Após abrir a cova coloquei terra aduba com esterco (curtida a mais de15 dias) e adubo quimico( não sei qual NPK). Deveria esperar o tempo da cova, mesmo com a twrerra adubada ha dias? Um jardineiro indicou outro adubo p dar força na raiz,não coloquei dwvido ser toxico. Só devo rega- lo agora ou tem q colocar algum outro adubo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha você só precisa aguar todo dia, só após uns 6 meses faça uma nova adubagem com adubo orgãnico ou NPK. Abraços.

      Excluir
  40. Gostaria de ajuda na compra das mudas. Como identificar se uma muda é de coco anão, gigante ou hibrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma tarefa difícil. O correto é você comprar as mudas sempre em viveiros credenciados .

      Excluir
  41. Olá como faço para aplicar os nutrientes de forma correta ao redor do coqueiro? Este já tem mais de 15 anos de plantado, mas nos últimos tempos os cocos não têm se desenvolvido como antes, muitos ressecam e caem com tamanho pequeno se comparado com antes, e o caule tem tido uma aparência de ressecado. Grato pela ajuda. Vitor Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como o coqueiro já tem mais de dez anos, o certo seria você pedir para um técnico agrícola fazer um análise do solo, assim ele iria identificar melhor o problema. Mais você pode fazer uma adubação usando uns quatro quilos de NPK e reforçando com uns dez quilos de orgânico. Lembrando que se deve fazer um circulo em volta da planta e aplicar o adubo

      Excluir
  42. Olá, tenho um jardim de 4mts² e gostaria de plantar um pé de coqueiro anão,porém, ao redor é um quintal com piso. Corro o risco de ter o piso danificado por conta das raizes do coqueiro??? Muito Obrigado! Kleber Armond.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kleber, não, você pode plantar a muda de coco sem problema, até porque o coqueiro é uma planta de pouca raiz. Mais você pode fazer a cova e entijolar nas laterais.

      Excluir
  43. Muito bom e esclarecedor o seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  44. tenho um pé de coco anão no meu quintal acredito que ele já tenha 5 anos e agora que saiu 2 guias, acredito que seja o cacho, se realmente for o cacho quanto tempo demora pra se formar com as frutas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá zineguer, pode levar até um ano, depende de vários fatores inclusive das condições climáticas.

      Excluir
  45. Olá amigo. Plantei um pé de côco anão em uma manila de 60cm de diâmetro no jardim da minha casa e tenho algumas dúvidas.
    1- Esse espaço pequeno pode diminuir a produtividade, se eu adubar bem isso pode ser compensado?
    2-Por não saber combater alguns problemas nas folhas no primeiro ano eu tive que cortar umas 9 folhas, isso vai diminuir a produtividade? agora o problema já foi controlado e a planta cresce bem.
    3- Eu adubo com NPK e Humus de minhoca revezando a cada mês, estou correto? qual a quantidade certa de adubo? Obrigado.
    email cbtkairos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agora não tem muito o que fazer, se a planta cresce bem, é só adubar no tempo certo. Use também adubo orgânico.

      Excluir
  46. estou aterrando meu quintal e gostaria de plantar 3 mudas de coco anão, como preparar a cova para q ele nao sinta tanto a terra vermelha e os pedregulhos? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça uma cova de 30 por 30 cm de largura e 60 de fundo. Use uma terra sem pedras para prepar a cova e se possível misture um pouco de areia. Use uns dez qilos de esterco de gado bem curtido e faça a mistura. Aguarde uns trinta dias para levar a planta ao solo..

      Excluir
  47. Oi. Plantei um pé de côco anão a uns 50 cm de um parede e 50 cm de uma fiação elétrica, as laterais estão livres. Terei problema na parede ou na fiação? A fiação não esta muito dentro da terra, está mais perto da superfície.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique tranquilo, o coqqueiro tem pouca raíz, embora o espaç seja pouco.

      Excluir
  48. Olá, plantei vinte mudas de coqueiro anão em linha reta, numa chácara do litoral paulista, em um terreno com um pequeno morrote. Aconteceu que: as mudas que foram plantadas na parte de baixo do morrote não se desenvolveram, é visível que a medida que subimos o morro as mudas estão mais desenvolvidas. Parece até que foram plantadas em épocas diferentes. Alguém sabe explicar o porque disso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, depende muito da qualidade do solo entre as duas partes. Com certeza a parte de cima segura mais umidade e tem mais nutriente.

      Excluir
  49. Oi, achei muito bom seu blog, estou procurando algo esclarecedor assim já faz hrs... bom, gostaria de tirar uma duvida: tenho três covas redondas no chão com espaços de de 2 mts separando elas, pensei em plantar o coco anão, mas tenho a rede de esgoto passando em baixo da terra, o que vc acha? estou com medo de plantar e dar vazamento, e eu não ver. Obrigado. Até mais!

    ResponderExcluir
  50. Olá, eu não entendi muito bem, mais se der vazamento as mudas poderão acumular muito umidade. Mais também pode não acontecer e dar certo.

    ResponderExcluir
  51. Olá pessoal, um bom dia a todos! Quero comunicar a todos os meu amigos leitores que últimamente venho publicando pouco devido a vários problemas de saúde que venho enfrentando. Quero agradecer a todos os meus amigos e dizer que mesmo estando doente, eu estarei smpre respondendo a todos os comentários com o maior carinho do mundo. Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  52. Ola Parabéns pelo blog meu nome é rafael . E eu tenho uma muda com 7 folhas bem bonitas e jah vou planta la no chão o solo aki em casa é barranco quais os cuidados com o solo e qual a distancia da parede e a rraiz do coqueiro anão e muito devastadora ? Obrigado e fica com deus.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite Carlos, eu tenho um coqueiro anao a uns 3 anos no quintal de casa, a um mês roubaram as folhagens para fazer artesanato eu cortei o resto deixando uma quantidade pequena de folhagens, logo após fiz uma cobertura e o coqueiro ficou totalmente na sombra, percebi que ele agora está morrendo... Pergunta o coqueiro sobrevive na sombra e o que devo fazer para ele não morrer... Desde já agradeço. dennisalmeid@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo. Olha o fato de ele estar morrendo é porque ficou totalmente na sombra. O coqueiro tem que receber a lluz solar para sobreviver. Agora jogue bastante água para ver se salva ele. 1 abraço !

      Excluir
  54. Olá meu amigo. Olha o fato de ele estar morrendo é porque ficou totalmente na sombra. O coqueiro tem que receber a lluz solar para sobreviver. Agora jogue bastante água para ver se salva ele. 1 abraço !

    ResponderExcluir
  55. Boa Tarde! Carlos Seguinte estou querendo comprar uma muda de coqueiro anão e o vendedor falou que tenho que comprar 2 mudas para poder dar coco Isso é verdade ou é papo de vendedor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Papo de vendedor, o coqueiro não depende dessa ciência, algumas mudas frutíferas sim. Grande abraço !

      Excluir
  56. Olá amigos, convido vocês a conhecer os outros artigos do blog sobre dicas. Você digita na caixa de pequisa DICAS IMPORTANTES e lá você terá dicas sobre plantas e muito mais !

    ResponderExcluir
  57. OLA CARLOS GOUVEIA PLANTEI MEU COQUEIRO ANAO A UMS 1 MES E MEIO NO LOCAL DEFITNITIVO COLOQUEI CLORETO DE POTAÇIO COMO INDICAM. A MUDA JA TAVA BONITA SEMPRE MOLHO ELA MAS ELA NAO PARECE DESENVOLVER BEM, AS PONTINHAS DAS FOLHAS SO AS MAIORES SECARAM AS PONTINHAS; E AGORA APARECEU ALGUNS PONTINHOS DE SEQUIDAO AO SOL 1 MES E MEIO o que acha que devo faser? acha que e normal para uma adptação da muda que chegou bonita? ou devo tomar mais cuidados tem alguma ajuda?

    wellingtonw44@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode ser que você não tenha preparado a coova com antecedência, aí o adubo possa ter queimado a planta, ou o excesso de adubo. Faça um circulo em volta da raíz da planta e aplique uns dois quilos de adubo orgânico bem curtido e água em abundância.

      Excluir
    2. preparado a coova com antecedência, aí o adubo possa ter queimado a planta, ou o excesso de adubo. Faça um circulo em volta da raíz da planta e aplique uns dois quilos de adubo orgânico bem curtido e água em abundância.

      Excluir
    3. nao preparei a cova fiz no mesmo dia mas preparei com um metro quadrado abaixo coloquei adubo de vaca curtido bem curtido, e plantei a muda; no primeiro mes coloquei o cloreto de potaçio e agora no fim do mes quatro colheres so uma ves por mes como me orientou o vendedor; se acha que cuidando direito ela ficara uma boa arvore?

      Excluir
  58. Olá Carlos, estou querendo plantar no meu sitio coqueiro anão em linha reta, em 15 mts. Quantos coqueiros devo plantar e qual a distancia. obrigada! Élida Lima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elida, desculpe pela da resposta.
      Neste espaço você pode plantar umas 15 mudas.
      ObrigadpelObrigadpela visita, fique com Deus! p

      Excluir
  59. Olá Carlos! Vou plantar no meu sitio coqueiro anão em linha reta, em 15 mts. Gostaria de saber quantos posso plantar e a distancia entre eles. Obrigado.

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde Carlinhos, no inverno(moro em região fria) posso cobrir a muda do coqueiro. Ex com um Tambor de 200 litros????? Pelo menos nos dias mais frios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raul, pode cobrir sim o coqueir para protege lo.
      Cuidado para não sufocar a planta.
      Não esqueça de retirar o tambor ok?
      Fique com Deu amigo !

      Excluir
  62. Atenção!
    Comentários ofensivos e que conteham palavrões, serão excluídos!

    ResponderExcluir
  63. Olá gostaria de saber como adubar os meus coqueiros para crescerem fortes, plantei duas mudas ha 2 anos no msm dia e um cresceu muito mais que o outro isso e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayse, é que um tinha mais nutrientes que o outro isso acontece.
      Agora você prepara uns 5 kg de adubo orgânico bem curtido, faz um circulo no em volta do pé com uma enxada e aplica o adubo. Você também pode adubar com NPK, vá a uma casa de produtos agrícolas que eles vão te dizer o que é NPK, Na verdade são três composições de adubo químico. Um abraço!

      Excluir
  64. Olá tenho um pé de coqueiro em um pequeno espaço no meu quintal, junto com outras plantas, porém algumas delas enrraizaram no coqueiro, a trepadeira, como exemplo, o coqueiro está com bastante cocos será que ele poderá se prejudicado? Devo arrancar as plantas. Desde já agradeço. Lúcia 18 novembro de 2015.

    ResponderExcluir
  65. Olá Lúcia, como vai? Eu acredito que você terá que tirar asa plantas, pois futuramente vai comprometer o desenvolvimento do coqueiro, tirando lhe as forças, isso afeta a produção.
    Um grande abraço e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  66. Bom dia Carlos, plantei um pé de coco anão já adulto a uns 10 anos e atrás dele a uns 4 mts tem muitas árvores, mas ele pega bastante sol pela frente, não preparei a cova antes, mas plantei com o torrão e ele apesar de bonito nunca deu coco, tb nunca adubei, coloquei agora em volta dele areia o que posso fazer p ele produzir? Obrigada, Shirley.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite!
    Tenho um coqueiro anão há 10 anos e ele está com 4 metros de altura, porém todas as folhas secaram. Como posso fazer para cuidar e fazer com que voltem a nascer folhas novas?

    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, pode ser que nesse anos tenha faltado nutriente, tente fazer uma correção com adubo químico NPK.

      Excluir
  68. ola bom dia .em primeiro adorei seu blog ,vc é muito atencioso.
    e agora vem minhas perguntas.
    eu plantei 3 mudas de coco anão so q a distancia foi so de 2m de uma pra outra ha algum problema? e tambem coloquei na cova so areia adubo e carvão,tenho que colocar mais alguma coisa? tipo sal, ureia ,? janete .netadossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janete, obrigada pelo comentário valioso!
      Você fez tudo certo, agora não deixe faltar água e volte fazer uma correção com adubo orgânico ou químico daqui uns 5 meses.
      quanto a distância, o ideal é 3 metros, mais deixa como tá, não vai afetar nada. 1 grande abraço!

      Excluir
  69. Olá Boa tarde!
    Pretendo fazer um plantio de coqueiro anão só que venho fazendo várias pesquisa sobre o plantio da muda. Na cova pede para colocar casaca do Coco, o que eu posso colocar para substituir a casca.
    e-mail: lazarooliveira48@gmal.com

    ResponderExcluir
  70. Olá Boa tarde!
    Pretendo fazer um plantio de coqueiro anão só que venho fazendo várias pesquisa sobre o plantio da muda. Na cova pede para colocar casaca do Coco, o que eu posso colocar para substituir a casca.
    e-mail: lazarooliveira48@gmal.com

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde, tudo bem? Me chamo Eduardo e comprei 5 mudas de coco anão. Porém moro em Santa Catarina e nossa região faz um pouco de frio durante o ano. Preciso de algum cuidado especial na hora do plantio? E pelo fato de ser uma região de épocas chuvosas e umidas pode prejudicar ?
    Aguardo sua resposta... Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os cuidados são os mesmo citados na matéria acima, o que você tem fazer é protege - lo do frio, quando este for intenso. Procure planta los onde tem menos umidade aí na sua propriedade.

      Excluir
  72. Bom dia. Comprei 3 mudas de coco anão, e está secando as folhas. Já faz 45 dias que plantei as mudas o mesmo já tinha 1 metro de altura. Porém não fiz a cova com antecedência mínima de um mês, somente adubei. Queria saber se tem algo que devo fazer pra recuperar elas. Desde já agradeço. E parabéns pelo blog! Muito bom.

    E-mail : Julianoalmeidamelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano, não deixe faltar água, elas poderão se recuperar. Abraços !

      Excluir
  73. Bom dia. Comprei 3 mudas de coco anão, e está secando as folhas. Já faz 45 dias que plantei as mudas o mesmo já tinha 1 metro de altura. Porém não fiz a cova com antecedência mínima de um mês, somente adubei. Queria saber se tem algo que devo fazer pra recuperar elas. Desde já agradeço. E parabéns pelo blog! Muito bom.

    E-mail : Julianoalmeidamelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  74. Olá e boa noite ! Antes de tudo os meus parabéns pela excelente ajuda dispensada a tantas pessoas , por isso o meu muito obrigado.Bom agora as perguntas , Estou planejando plantar em uma chácara 50 pés de coco anão , e fiquei muito feliz e ao mesmo tempo preocupado ao ler sua resposta acima para a Janete recomendando 3 metros de espassamento de um pé para outro , quando até agora eu só tinha lido que o ideal é de 5 em 5 metros , as raízes das plantes não seriam prejudica das nutricionalmente com tão pouco espaço entre os pés ? Não haveria portanto pés produzindo mais frutos do que outros ?

    Atenciosamento

    José Geraldo , Ipatinga - MG

    ResponderExcluir
  75. Olá José, obeigado pelo carinho !
    Olha, quanto a sua pergunta, você até que tem razão. geralmente quando se tem bastante terreno, quanto mais espaço melhor.

    Mais 3 metros é o espaço mínimo, já quanto as raizes do coqueiro, fique descompreocupado, pois o coqueiro tem pouca raiz. 1 GD ABRAÇO E OUVE NOSSA RÁDIO AÍ EM IPATINGA .RÁDIOVERDESCAMPOS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  76. LEIA É IMPORTANTE PRA MIM !
    LEIA É IMPORTANTE PRA MIM !

    NÃO SAIA SEM LER ESTE COMUNICADO !


    AMIGOS, GOSTARIA DE CONTAR UM POUCO SOBRE MINHA VIDA A VOCÊS.

    EU TENHO 50 ANOS E ESCREVO NESTE BLOG A QUASE CINCO ANOS,MAIS EU SOU BLOGUEIRO JÁ HÁ UNS SETE ANOS. EU FUI RADIALISTA POR UNS DEZ ANOS, E AÍ TIVE UM PROBLEMA DE SAÚDE SÉRIO E ABANDONEI O RÁDIO.

    QUANDO ME RECUPEREI, NÃO ENCONTREI MAIS OPORTUNIDADE PARA VOLTAR AO RÁDIO, ENTÃO COMO ERA CASADO E COM FILHOS PRA CRIAR, FUI OBRIGADO A ENFRENTAR A CONSTRUÇÃO CIVIL NA PROFISSÃO DE PINTOR, ONDE TRABALHEI POR MAIS DE DEZ ANOS.

    NUNCA ABANDONEI O SONHO DE VOLTAR AO RÁDIO E NEM DE ME COMUNICAR COM AS PESSOAS ATRAVÉS DESTE BLOG. MAIS EM 2014, FUI DIAGNOSTICADO COM 3 HÉRNIAS DE DISCO E UM CISTO NO RIM ESQUERDO, QUE UM ANO DEPOIS PASSOU A TER SÉRIAS COMPLICAÇÕES.

    ENTÃO EM MAIO DE 2015, OS PROBLEMAS SE AGRAVARAM E EU DEIXEI DE TRABALHAR, COM DOIS FILHOS PEQUENOS E OUTRO COM 16 ANOS PARA PAGAR PENSÃO. MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES E COM EXAMES QUE PROVAM AS DOENÇAS, AINDA NÃO CONSEGUI ENCOSTAR.

    MAIS NEM POR ISSO, EU DEIXEI DE ESCREVER NESTE BLOG E DE TRAZER COISAS BOAS PARA AS PESSOAS, HOJE JÁ SÃO MAIS DE 130 MIL ACESSOS. MAIS MESMO COM TANTOS ACESSOS, A VERDADE É QUE EU NUNCA GANHEI DINHEIRO COM OS PROGRAMAS DE AFILIADOS, PRA SER MAIS FRANCO NUNCA CONSEGUI RECEBER UM REAL.

    RECENTEMENTE TROQUEI OS AFILIADOS, MAIS TAMBÉM NÃO VEM DANDO RESULTADO. SOU EVANGÉLICO, E RECENTEMENTE TAMBÉM CRIEI A RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL, ESSA QUE TOCA NO BLOG.

    POR ISSO AMIGOS, PARA QUE EU POSSA DAR CONTINUIDADE NO MEUS PROJETOS, QUE TAMBÉM SÃO DE DEUS, EU PRECISO QUE ME AJUDEM ! A ALEGRIA DE FAZER O QUE GOSTO CUSTA MUITO POUCO, MENOS DE 200 REAIS POR MÊS PARA MANTER ESSES PEQUENOS PROJETOS NO AR, MAIS PARA MIM NÃO TEM PREÇO PODER FAZER AQUILO QUE MUDA A vida das pessoas para melhor.

    SE VOCÊ ESTIVER DISPOSTO A ME AJUDAR, PODE DEPOSITAR QUALQUER VALOR, O MÍNIMO POSSÍVEL, EU ESTAREI ORANDO POR VOCÊ E FICAREI MUITO FELIZ POR VOCÊ FAZER PARTE DOS MEUS SONHOS. ( CARLOS SILVA )
    AGÊNCIA: 1671
    CONTA POUPANÇA:167101300037469-9

    ResponderExcluir
  77. Bom dia Carlinhos! Eu plantei recentemente duas mudas de coqueiro e não gostei do lugar que havia plantando então resolvi muda -las .Más, ao retirá -las do local em que estavam ambas ficaram com sua base um pouco torta, ou seja, não estão mais eretas como estavam.O que devo fazer para tentar consertar o estrago que fiz.Ambas são mudas já bem grandes.Entre 2 metros mais ou menos. Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, Bom dia ! Você pode tentar consertar o problema, cavando em volta da raiz em uma distancia que não atinja a raiz . Então vai formar um torrão, deve - se cavar em uma profundidade em que as raízes fiquem dentro deste torrão. Não é difícil, já que o coqueiro não tem muita raiz e também elas não ficam muito fundas. O problema é que o coqueiro pode sentir, mesmo aguando constantemente, ele pode em algumas ocasiões, chegar a morrer. É um risco a correr. Abraços e obrigado pela participação e ouve a rádio do blog ok?

      Excluir
    2. Oi Lia, Bom dia ! Você pode tentar consertar o problema, cavando em volta da raiz em uma distancia que não atinja a raiz . Então vai formar um torrão, deve - se cavar em uma profundidade em que as raízes fiquem dentro deste torrão. Não é difícil, já que o coqueiro não tem muita raiz e também elas não ficam muito fundas. O problema é que o coqueiro pode sentir, mesmo aguando constantemente, ele pode em algumas ocasiões, chegar a morrer. É um risco a correr. Abraços e obrigado pela participação e ouve a rádio do blog ok?

      Excluir
  78. Olá, plantei duas mudas de coqueiro em meu jardim.Más despois de alguns dias resolvi mudar o local onde ambas estavam e ao remove-las ambas ficaram com suas base um torta.Existe algum método para tentar deixa-las eretas de novamente? São mudas grandes com mais ou menos dois metros e meio.As plantei para ter um pouco de sombra,ou seja,essa foi a finalidade pela qual as plantei. Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  79. Olá, plantei duas mudas de coqueiro em meu jardim.Más despois de alguns dias resolvi mudar o local onde ambas estavam e ao remove-las ambas ficaram com suas base um torta.Existe algum método para tentar deixa-las eretas de novamente? São mudas grandes com mais ou menos dois metros e meio.As plantei para ter um pouco de sombra,ou seja,essa foi a finalidade pela qual as plantei. Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  80. Bom dia Carlos. Plantei uma muda de coqueiro anão há um pouco menos de 1 metro da sisterna de esgoto. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  81. Olá,gostaria de saber como identificar se o coqueiro é anão,o meu tem mais ou menos uma 5 anos e está com 1 metro de tronco e ums 6_7 metros no total.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI , SÓ É POSSÍVEL, DEPOIS QUE CRESCE, O COCO ANÃO É DE MÉDIA ALTURA, O OUTRO CRESCE BASTANTE.

      Excluir
  82. NÃO SAIA SEM LER ESTE COMUNICADO !


    AMIGOS, GOSTARIA DE CONTAR UM POUCO SOBRE MINHA VIDA A VOCÊS.

    EU TENHO 50 ANOS E ESCREVO NESTE BLOG A QUASE CINCO ANOS,MAIS EU SOU BLOGUEIRO JÁ HÁ UNS SETE ANOS. EU FUI RADIALISTA POR UNS DEZ ANOS, E AÍ TIVE UM PROBLEMA DE SAÚDE SÉRIO E ABANDONEI O RÁDIO.

    QUANDO ME RECUPEREI, NÃO ENCONTREI MAIS OPORTUNIDADE PARA VOLTAR AO RÁDIO, ENTÃO COMO ERA CASADO E COM FILHOS PRA CRIAR, FUI OBRIGADO A ENFRENTAR A CONSTRUÇÃO CIVIL NA PROFISSÃO DE PINTOR, ONDE TRABALHEI POR MAIS DE DEZ ANOS.

    NUNCA ABANDONEI O SONHO DE VOLTAR AO RÁDIO E NEM DE ME COMUNICAR COM AS PESSOAS ATRAVÉS DESTE BLOG. MAIS EM 2014, FUI DIAGNOSTICADO COM 3 HÉRNIAS DE DISCO E UM CISTO NO RIM ESQUERDO, QUE UM ANO DEPOIS PASSOU A TER SÉRIAS COMPLICAÇÕES.

    ENTÃO EM MAIO DE 2015, OS PROBLEMAS SE AGRAVARAM E EU DEIXEI DE TRABALHAR, COM DOIS FILHOS PEQUENOS E OUTRO COM 16 ANOS PARA PAGAR PENSÃO. MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES E COM EXAMES QUE PROVAM AS DOENÇAS, AINDA NÃO CONSEGUI ENCOSTAR.

    MAIS NEM POR ISSO, EU DEIXEI DE ESCREVER NESTE BLOG E DE TRAZER COISAS BOAS PARA AS PESSOAS, HOJE JÁ SÃO MAIS DE 130 MIL ACESSOS. MAIS MESMO COM TANTOS ACESSOS, A VERDADE É QUE EU NUNCA GANHEI DINHEIRO COM OS PROGRAMAS DE AFILIADOS, PRA SER MAIS FRANCO NUNCA CONSEGUI RECEBER UM REAL.

    RECENTEMENTE TROQUEI OS AFILIADOS, MAIS TAMBÉM NÃO VEM DANDO RESULTADO. SOU EVANGÉLICO, E RECENTEMENTE TAMBÉM CRIEI A RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL, ESSA QUE TOCA NO BLOG.

    POR ISSO AMIGOS, PARA QUE EU POSSA DAR CONTINUIDADE NO MEUS PROJETOS, QUE TAMBÉM SÃO DE DEUS, EU PRECISO QUE ME AJUDEM ! A ALEGRIA DE FAZER O QUE GOSTO CUSTA MUITO POUCO, MENOS DE 200 REAIS POR MÊS PARA MANTER ESSES PEQUENOS PROJETOS NO AR, MAIS PARA MIM NÃO TEM PREÇO PODER FAZER AQUILO QUE MUDA A vida das pessoas para melhor.

    SE VOCÊ ESTIVER DISPOSTO A ME AJUDAR, PODE DEPOSITAR QUALQUER VALOR, O MÍNIMO POSSÍVEL, EU ESTAREI ORANDO POR VOCÊ E FICAREI MUITO FELIZ POR VOCÊ FAZER PARTE DOS MEUS SONHOS. ( CARLOS SILVA )
    AGÊNCIA: 1671
    CONTA POUPANÇA:01300037469-9

    ResponderExcluir
  83. Agradecendo a todos que estão colaborando com esse apelo que fiz.
    com o pouco que estou recebendo através de ajuda no blog estou conseguindo suprir algumas necessidades.
    Que Deus possa abençoar a todos!

    ResponderExcluir
  84. Posso plantar coqueiro anão na calçada de casa?

    ResponderExcluir
  85. boa tarde amigo, poderia me ajudar? comprei 2 mudas de coqueiro anao ha uns 4 meses e a empresa que vendeu plantou elas pra mim, agora um deles secou completamente e o outro ate que ta mais ou menos....esse que secou sera que morreu ou é bom aguardar que ele pode voltar?

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde pessoal.
    Gosaría de obter uma informação há ganhei 12 mudas de coco anao na castanha exposta sem esta plantada as raizes Ja estão secas por não está plantadas mas as folhas estao bonitas.
    Nesse caso quanto tempo a castanha do coco com raizes exposta pode ficar sem plantaR.
    E nesse caso plantando elas será que elas sobrevivem.

    ResponderExcluir
  87. plantei um pé de coco anão uns 3 anos posso muda ele de local aguardo uma resposta e fico agradecido desde já.

    ResponderExcluir
  88. Arranquei um coco do pé, não totalmente maduro... posso esperar ele secar fora do pé e começar o processo ou ele não tem chance de sobrevivência?

    ResponderExcluir
  89. Olá,preciso saber se na area de sommbra do coqueiro anão pode se plantar outras plantas e se essas plantas prejudicam sua produção.

    ResponderExcluir
  90. Olá Carlos,Parabéns pelo excelente trabalho. Eu ganhei uma muda de coco anão,no entanto está muito quente aqui na minha região. As pontas das folhas estão secando. Devo providenciar uma tela de proteção? Ele ainda é bem pequenino. Posso regar de forma abundante? Obrigado por tudo. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  91. É POSSIVÍL PRODUZIR COCO EM SOLO TIPO MASSAPE ? O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR O CRESCIMENTO DA PLANTA ?

    ResponderExcluir
  92. Bom Dia!
    Tenho um coqueiro anao plantando no meu jardimm ha 13 anos. Ele agora esta alto com mais ou menos 07 metros. esta dando coco normalmente. Pessoas que vem em minha casa dizem que tenho que corta-lo porque senao vai cair em cima de minha casa. sera mesmo? gostaria de ter sua opiniao. quando chove e venta muito ele balança.
    Desde ja agradeço.


    ResponderExcluir
  93. Boa noite
    Por gentileza, gostaria de saber qual a distância mínima devo deixar do muro e residência no plantio do coqueiro anão?

    ResponderExcluir
  94. Bom dia!
    Espero que voce esteja bem.
    Excelente blog

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde. ..Parabéns pelo blog.
    Caro amigo tenho fois pes de cocô anão no meu quintal. .vou ter que fazer um aterro. .minha dúvida é se posso aterrar o caule do coqueiro. ..eles estão com mais de dois metros de altura. ..e vou ter que aterrar um metro . obrigado

    ResponderExcluir
  96. Tenho um coqueiro anão com 2 anos e meio, quando ele começará a produzir? E a adubação é que distância do tronco?

    ResponderExcluir
  97. Tenho uma plantação com 185 pes de coqueiro anão so que a um mes atrás ele começou a aborta ja fiz analise de solo e nada resolveu,puverização a cada 15 dias adubo a cada 15 dias e a produção continua fraca o que posso fazer para fazer com q ele pare de perde tanto coco

    ResponderExcluir
  98. Bom dia, Dr.tenho uns duzentos pes plantado a cerca de dois anos, porem esta apodrecendo o caule de entro pra fora o que sera que e
    sta acontecendo, posso mandar fotos se
    precisar, grato pela atençao.

    ResponderExcluir
  99. o video trava justamente na parte mais anunciada nao gostei toda a historia reproduz perfeitamente menos a mais interesante

    ResponderExcluir
  100. Olá boa tarde. Meu coqueiro parece que está apodrecendo, e ao remover as folhas secas, o pé quebrou no final do tronco, onde nascem as folhas. Dentro do tronco, ele parece saudavel. Será que ele vai vingar?

    ResponderExcluir
  101. Boa noite plantei um pé de coco anão com folhas grandes já aí chegou o inverno e secou as folhas aí eu cortei elas. Aí não nasceu mais folhas já faz uns 3 meses isso é normal? Ou será qe secou o pé do coqueiro?

    ResponderExcluir
  102. BOM DIA,PLANTEI OITO MUDA DE COQUEIRO DEIXEI 2 METROS DE DISTANCIA TEM ALGUM PROBLEMA NO DESENVOLVIMENTO NA FRUTA?

    ResponderExcluir
  103. Olá meu nome é Daniela acabo de mudar para uma casa com 2 coqueiros e suas folhas estão amarelando das pontas para o caule... Não sei o que fazer. As plantas estão cheia de cocos e notei que alguns ramos de flores também estão secando. Não sei nada sobre cuidados com esse tipo de planta!!! Não sei o que fazer.Tem pouco dias que comecei a rega-los, e faço isso pela manhã pois o clima é muito quente por aqui.

    ResponderExcluir
  104. Bom dia !!
    EStou querendo coomprar umas mudas de coqueiro anao para minha chacara, mas cada um diz uma coisa sobre o tamanho que ele vai ficar, alguem pode me ajudar, quem sabe o tamanho que ele fica no maximo ??
    Existe varios tipos de coqueiro anao ou só uma epecie ??
    obrigada
    Luciane

    ResponderExcluir
  105. Olá bom dia,
    Tenho um terreno com 8 metros de largura, gostaria de plantar 2 coqueiros anão lado a lado, queria saber qual a distancia mínima do muro e entre as plantas considerando esta medida de 8 metros e se vou ter algum problema por ter pouco espaço.
    Desde já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  106. Olá. Plantei 20 mudas de coqueiro anão mais quando comprei elas estavam com algumas folhas secas. Plantei e logo vinheram novas folhas mais essas folhas secam rápido só faz 60 dias q plantei e nenhuma folha chega a 80 cm. Seca logo coloco água todos os dias mais assim q nasce a folha já morre. Só aparecem no máximo 2 folhas por coqueiro. O que posso fazer para essas folhas q estão nascendo não morram ainda pequenas?

    ResponderExcluir
  107. Tenho um coqueiro plantado no quintal de casa,faz 13 anos e sempre ele deu muito coco...mais agora ele está ficando todo seco.Será que morreu?O que eu faço pp ara salvar?

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde, adquirimos um coqueiro já com 1,5 m de altura. O vendedor disse que era anão. Plantamos direitinho: fizemos a cova, adubamos, molhamos, e cuidamos dele sempre muito bem. Ele foi crescendo sempre muito bem. Uma vez ou outra deu uma praga, que também foi cuidada, e sempre era tratado sem pesticidas. Deu muitos cocos, doces, carnudos e saborosos. Porém, nos seus anos de vida ele chegou a uma altura de mais de 8 metros, com mais de 20 folhas saudáveis e com mais de 5 cachos de cocos. Só o tronco em si devia ter uns 6 metros. Tudo levava a crer que continuaria a crescer muito mais, colocando em risco a casa do vizinho conforme o seu crescimento e nos impedindo a retirada dos cocos, por isso fomos obrigados a retirá-lo. (as folhas "deitavam", muitas delas, na casa do vizinho). Será que era mesmo um coqueiro anão que foi muito bem tratado? Ou será que nos foi vendido um outro tipo de coqueiro? Para evitar este tipo de problema, tem alguma condição de controlarmos o crescimento da altura do coqueiro? Coqueiro plantado em um grande vaso dá coco? Agradeço antecipadamente sua resposta.

    ResponderExcluir
  109. MINHA MUDA ESTÁ MORRENDO, ACHO QUE FALTA ADUBO, O QUE POSSO FAZER?

    ResponderExcluir
  110. minha mudinha está morrendo, acho que falta adubo, o que posso fazer?

    ResponderExcluir

se você gostou desse blog, divulgue - o