Loading...

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DICAS IMPORTANTES:Você tem coqueiro anão? saiba como cuidar

S e você tem uma muda de coqueiro anão aí no seu quintal ou na sua chácara, a nossa dica de hoje é pra você. Bem, o coqueiro anão é uma planta tropical, cultivada em mais de 80 países, o que indica que em regiões de baixas temperaturas, ele não produz bem. O ideal para ter uma produção básica, é estar alojado em um clima acima de 15 graus. Quando você adiquiri uma muda de coco anão, deve estar atento com a qualidade da muda, esse é e o primeiro passo. Após isso, o segundo passo é planta - la, mais antes você deve fazer a cova com no minimo 30 dias de antecedência, é bom lembrar que a cova deve ter uns 60 cm quadrados, e estar bem adubada com adubo orgânico. lembramos que o coqueiro é uma planta que necessita de alguns nutrientes, e um deles é o cloro, mais você pode usar o sal de cozinha na falta do cloro, em pouca quantidade, pois o sódio pode prejudicar a planta. O coco anão é uma planta precoce  e também feita para não crescer muito, a sua produção bem sucedida acontece mesmo quando a planta atinge seus setes anos de idade, por isso o crescimento é lento devendo sempre ter cuidados com adubação e pragas. BLOG DO CARLINHOS GOUVEIA.  

76 comentários:

  1. Gostaria saber como podemos fazer a poda das folhas coqueira anão e qual a epoca correta. José Augusto Dares e-mail daresx@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. tenho dez coqueiros anão com cinco anos todos produzindo,porem os fruto esão caindo ainda pequnos,o que eu devo fazer. email josecnsilva@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo! Desculpe pela demora na resposta da sua pergunta. Quando geralmente isso ocorre, podem ser devido a vários fatores um deles pode ser a desnutrição da planta, ou a falta de umidade do solo, ou ainda devido a presença de alguma praga. Neste caso é recomendável consultar um agrônomo.

      Excluir
    2. Olá Carlos
      Plantei 2 mudas de coco anão na minha chacara, mas invadiram e me cortaram as duas mudas rente ao chão gostaria de saber se elas podem renascer?

      Excluir
  3. olá carlos, parabéns pelo seu blog e muito obrigado pelas dicas. acabei de adquirir 2 mudas de coqueiro anão, vou plantalas nno meu sitio na vbeira da represa, vou no sitio uma vez por semana, será que plantpo agora na época das chuvas? pois pelo que li tem de fazer a cova 30 dias antes, é mesmo necessário, pois que ria plantar agora pelas chuvas e o sal grosso posso jogar após plantar? aguardo resposta. Um abraço meu nome é rodrigo wagner, email: rodrigowagneradv@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigado pelo elogio e comentário. Respondendo sua pergunta: Quanto á antecedência na cova, você está certo.Quanto a época de plantar o coqueiro, no período chuvoso é o mais indicado e pelo que entendi, é o seu caso agora.Se você não mora em uma região de solo arenoso, pode adicionar uma boa quantidade de areia na cova. Depois de plantado, é sempre bom fazer um circulo com sal grosso sobre a superfície. Quando começar a produzir, é só me chamar para tomar a água.. rsrsrs 1 abraço.

      Excluir
  4. os meus pes de coqueiro estão secando as folhas tipo um ferrugem o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, para acabar com a ferrugem do seu coqueiro é muito simples, pulverize todos eles com um anti-ferrugem, eu aconselho WD40 ou wite lubb rsrsrs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. gostei do seu blog. bm eu já plantei dois pés na minha minha chácara a terra é muito seca,e eu já plantei errado não fiz a cova como o recomendado já faz um ano e meio sera q ainda á algo q eu possa fazer por eles um cuidado especial.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo, eu creio que você ainda pode recuperar as plantas, pois o coqueiro é bem resistente e mesmo sem nenhum nutriente ele não morre. Mais você pode usar adubo orgânico, fazendo um circulo em volta da planta, ou até mesmo o químico, não mais que um litro. se preferir use a ureia, essa mesmo que mistura a ração gado e aí é só não deixar faltar água.

      Excluir
    2. Lembrando a todos, que o coqueiro anão é uma planta que cresce lentamente mesmo, mais os cuidados devem ser mantidos sempre para que ele cresça fortalecido.

      Excluir
  6. Olá,meu nome é Marcela.Apesar de ser coqueiro anão ele cresce bem,tem como podar para que ele não cresça demais?Se sim,em que parte deve-se podar?

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcela. Respondendo sua pergunta, o ideal seria que você não os podasse, apenas tirasse as folhas secas. Embora seja anão, se bem cuidado e com clima favorável, ele pode crescer bastante. A poda poderá facilitar a entrada de algumas doenças e atrasar a produção. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ao retirarmos as folha secas puxando, a camada(casca) que envolve o coqueiro também sai. Isso prejudica a planta?

    Lourivaldo (louriacs@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourival, eu creio que sim. A maneira mais certa de fazer a limpeza das folhas secas é usando um objeto cortante, exemplo: um tesoura de jardim. 1 abraço!

      Excluir
  9. BOM DIA, EU GOSTARIA DE SABER COMO SE PLANTA O COCO(A FRUTA MESMO)GANHEI UM COCO ANÃO E QUERIA SABER COMO DEVO PROCEDER PASSO A PASSO PARA PLANTAR NO QUINTAL DE CASA. EXEMPLO: SE ELE TEM QUE TA SECO OU VERDE, SE DEITADO OU PRA CIMA ,CAVAR QTOS CM, ENFIM TODO...... OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha meu amigo, no caso você quer fazer uma cocô? Se for isso, essa prática eu não recomendaria, pois existem os viveiros que são especialistas nesta técnica, mais você pode tentar ... Isso não quer dizer que vai dar certo. Segundo os especialistas, a semente deve estar devidamente maturada, faz - se um canteiro com terra bem fofa e coloca a semente de forma vertical, deve - se aguar com abundancia e não é necessário deixa - la na sombra.

      Excluir
  10. vera teixeira vallini teixeira15 de novembro de 2013 04:28

    ganhei um coqueiro anão ainda ta no vaso plastico quanto tempo posso deixar ate eu plantar na chácara as folhas estão seca só molho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera como vai? Olha, respondendo sua pergunta, você pode sim deixar a muda no vaso até você planta - la. Mais é preciso ter um certo cuidado, já que ela está secando as folhas. retire as folhas secas, e veja se ela esta bem acomodada no vaso, lembrando que você não pode cobrir com terra o tronco da planta. Quando for retira - la do vaso e leva - la ao solo, tome cuidado para não desfazer a terra que envolve a raiz da planta, o chamado torrão. O certo é você quebrar o vaso com cuidado. 1 abraço e boa sorte!

      Excluir
  11. olá! Ganhei um coqueiro anão já adulto e plantei na minha casa, estou achando que ele não esta gostando muito. as folhas estão secando rápido e ele esta um pouco amarelado no tronco. Coloquei adubo orgânico ao redor e coloco água duas vezes por dia. Algo mais que eu possa fazer? existe chances de ele morrer? Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. olá. ganhei um coqueiro anão e um fenix já dultos, nós os plantamos a cerca de 15 dias, a fenix parece ter se adaptado bem, contudo o coqueiro está com os folhas queimando rapidamente, a produção murchou e seu tronco esta opaco cor de palha. Coloco água duas vezes por dia, coloquei adubo orgânico ao redor deles e também um punhado de sal de cozinha. algo mais que devo fazer? Obrigada e parabéns pelo blog1

    ResponderExcluir
  13. Olá Carlinhos, parabéns pelo blog, esta muito bom.

    Minha pergunta é a seguinte, tenho um coqueiro anão em casa, ele começou a produzir recentemente:

    Mas a água esta 'sem graça, sem gosto" O que posso fazer para melhorar ?
    wendersonpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque sal de cozinha que isso adoçará a agua

      Excluir
  14. Plantei oito mudas perto de uma parede uns 60 cm apenas de distância dela. Há problema? A distância entre cada pe ficou 2,50 a 3,00 mts esta BOA essa distância??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, quanto a distância das mudas está tudo bem o espaço é esse mesmo. Já com relação a parede, você devia ter plantado um pouco mais retirado, mais acho que não vai haver tantos problemas, porque a raiz do coqueiro não expande tanto. Só não vai esquecer da irrigação correta e dos nutrientes ok? 1 abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta, na verdade plantei eles apenas com 60 cm Da parede pra não tomar muito espaço nesse corredor que ficou entre essa parede e o muro,.pois tenho plano de fazer uma casa no fundo do terreno, mas acho que posso recuar mais uns 30 cm, tem umas três semanas que plantei são mudas pequenas ainda na castanha quando plantei. O que me orienta a fazer?? Anderson (GO)

      Excluir
  15. Plantei oito mudas perto de uma parede uns 60 cm apenas de distância dela. Há problema? A distância entre cada pe ficou 2,50 a 3,00 mts esta BOA essa distância??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o muro vai cair com certeza...

      Excluir
  16. TENHO DOIS PES DE COCO ANAO A 10 ANOS E NAO DA COCO DE GEITO NENHUM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com jeito ele dará frutos, mas com geito e impossivel!

      Excluir
  17. TENHO DOIS PES DE COCO A 8 ANOS NUNCA DEU COCO O QUE FAÇO PRA ELE PRODUZIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, respondendo sua pergunta, existem vários fatores que podem levar a planta a deixar de produzir ou demorar a começar produzir. O clima é um deles, em regiões frias os coqueiros não se adapitam muito bem, outro fator, é a falta de nutrientes da planta. é preciso que ela esteja bem nutrida de água e adubo para que ela possa crescer sadia e começar uma produção sem problemas. A invasão de ácaros sobre a planta também pode fazer com que ela não produza bem. O que se pode fazer, é uma adubação com adubo orgânico (esterco), cerca de 5 quilos por pé. Você pode usar ainda adubo químico, cerca de 3 quilos pé.

      Excluir
  18. meu querido carlos tenho em meu quintal um pe de coco anã começando a produzir pela primeira vez mais os coquinhos estao secando caindo todos e as palhas ficando todas amareladas e secas ja coloquei sal agua mais ate agora nada como posso resolver esse problema

    ResponderExcluir
  19. Amigo. Queria saber quantos metros chega o coqueiro anão ? pois estou querendo plantar em um jardim perto da casa, e se a algum processo para que ele pare de crescer e fique em determinado tamanho o resto da sua vida .. Obrigado..

    ResponderExcluir
  20. Olá meu amigo, quero pedir desculpas pela demora da resposta. Mais até onde eu sei, não existe um meio de fazer o coqueiro parar de crescer enquanto ele ainda não atingir a maturidade. O fato de se tratar de um coqueiro anão, não quer dizer que ele não cresça, apenas ele foi desenvolvido para crescer menos que o natural. Se as condições climáticas e o tratamento favorece, isso faz com que ele cresça mais ainda. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  21. gostaria de saber qual a profundiade ou pode ser rasa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você lembrou bem. A cova deve ter uns 50 cm de profundidade, mais não é necessário cobrir toda a planta, coloque uns 35 cm de terra apenas.

      Excluir
  22. Olá Carlos, Boa tarde!!
    Gostaria de saber de quanto em quanto tempo devo colocar o adubo orgânico e o sal nos coqueiros? Somente o adubo orgânico é suficiente ou devo colocar outros adubos? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender do desenvolvimento da planta e de como ela foi nutrida desde do inicio do plantio. Se você não deixou faltar nutrientes, ela vai crescer saudável e não é necessário a aplicação de adubos sempre. Caso tenha faltado algum nutriente, como adubo e água, então deve se fazer uma correção com adubo orgânico ou químico assim que ela apresentar algum tipo de problema no crescimento.

      Excluir
    2. Acho que se desenvolveram pouco em 8 anos de plantio...não foram bem nutridas por falta de orientação, mas de uns dois anos pra cá tenho colocado adubo orgânico 2X ao ano e sal 1X ao ano. Num dos pés tem aparecido cachos com coquinhos mas secam e caem rapidamente, ainda pequenininhos(tamanho bolinha de gude)...As folhas estão viçosas e bonitas, mas o terreno tem muitas pedras e meu receio é que a raiz tenha achado alguma e atrapalhado o desenvolvimento...Oito anos de plantio de mudas mais ou menos de 2m de altura demora tanto assim para produzir? Tem como eu enviar fotos para você ver? Obrigada pela atenção. Neuza Terra.

      Excluir
    3. Olá Neuza, bom dia! é natural que os cocos caiam em inicio de produção. Quanto ao tempo para produzir, o coqueiro anão leva em média 5 anos para produzir. como você disse que aí tem muitas pedras, pode ser que elas sugam a umidade do solo mais rapidamente, fazendo com que as plantas se desenvolvam menos. As condições climáticas também influem bastante, coqueiro não se adapitam muito bem com climas frio. Existe também a possibilidade da planta estar sendo atacadas por pragas, principalmente ácaros, neste caso você deve procurar a orientação de um técnico (agrônomo) . Outo fator pode ser a falta de nutrientes como: Nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). Um grande abraço!

      Excluir
  23. Olá Carlinhos, parabens pelo blog. Gostaria de saber se o crescimento das folhas novas fica prejudicado pela presença de folhas mais velhas que estão com as pontas secas e se é normal que elas nasçam com a aparência quebradiça. Nosso coqueiro foi plantado no final de janeiro, será que já devemos aduba-lo novamente. Costumamos molhar uma vez ao dia. Agradeço sua atenção e sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
  24. Olá amigo (a), Parabéns a você pelo carinho que se dirige a esse humilde Blog! Mais vamos a resposta: Quanto as folhas secas, se elas não são muitas, é natural. Se houver muitas folhas secas, o problema deve ser falta de nutrientes, climático ou provocado por alguma doença. quanto o descarte das folhas secas, você deve fazer sim, com ajuda de uma tesoura, mesmo porque elas tiram a força da planta. quanto a adubação, é preferível que se faça uma adubação de 6 em 6 meses com adubo de galinha seco, de gado ou ovelha. Você também pode usar adubo químico, mais neste caso é necessário consultar um técnico que atue na região. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Olá Carlinhos, boa tarde!!
    Agradeço muito pelas orientações, com certeza seguirei todas e depois mando notícias. Seu blog é muito bom, muito informativo e útil!!
    Agradeço pelo carinho e atenção.
    Neuza Terra.

    ResponderExcluir
  26. plantei duas mudas de coqueiro anão em meu quintal com espaçamento de 3 metros de distância entre elas. gostaria de saber se posso manter esse espaçamento ou se tenho que replantar, pois tenho como colocar um espaçamento de 4 metros ou até mais entre elas. quais são os malefícios de um espaçamento inferior ao mínimo recomendado? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai? Bem lembrado a questão do espaço. Os especialista falam em um espaço de 7 metros de uma muda para outra, devendo manter o mesmo espaços em ruas, se caso o plantio for muito. No seu caso, se ainda for possível, você pode retirar as mudas e aumentar o espaço. quanto aos males, a planta muito próxima a outra, prejudica o desenvolvimento, e uma, acaba roubando as foças da outra. Um grande abraço!

      Excluir
  27. estou comprando varias mudas e gostaria de saber como faço pra descobrir se o coco e anao ou nao e ? tem alguma forma de especificar a difrença entre as qualidades ???

    ResponderExcluir
  28. Olá, boa noite, adoreeei o blog.
    Mas após me informar sobre tudo aqui, eu descobri que fui enganada!!! rs
    Mesmo assim QUE BOM encontrar o seu blog, de cara já tirei várias dúvidas que eu tinha.
    Compramos uma muda de coqueiro anão hoje, e o "vendedor" disse que chama anão pq fica no máximo com 2 metros de altura...hahaha
    Vamos plantar num pedacinho de terra do quintal, e já fiquei com medo do coitado do coqueiro não se desenvolver por causa do frio de SP!
    Agora eu estou lendo aqui sobre a cova feita 30 dias antes, eu não sabia disso e a muda já está aqui em casa. O que me orientaram foi abrir a cova e misturar metade terra e metade areia, e só! Eu tenho medo de esperar um mês e a muda morrer. Tem como conservá-la por este período de 1 mês?
    Outro receio meu: Minha casa é colada com um parque e nessa terra nasce tudo o que imaginar pois os passarinhos trazem e o ar tb. Será que tenho que proteger a terra em volta da muda pra outras sementes ou plantas não "roubarem" os nutrientes do coqueiro?
    Vou colocar no canto do quintal, a 1 m de um muro e 1 m da casa do vizinho, acho que tá bom ne?
    O sal tem que colocar quantas vezes ao ano?
    Muuuito obrigada por tantas dicas valiosas...
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mamy, olha quanto ao tempo não precisa se preocupar, a muda não vai morrer. Você só precisa água - la diariamente e se for possível coloque alguma serragem na raiz para manter a umidade. quanto a distância, se você puder dar mais espaço seria bom. A questão do sal não é tão importante, o melhor seria preparar a cova com adubo orgânico e fazer correção de 6 em 6 meses. Quanto ao matagal que poderá crescer a o lado da planta, rsrs ... Enquanto ela estiver pequena é bom manter o local limpo. Abraços!

      Excluir
  29. Olá amigos, um bom dia a todos! Pedindo perdão pela demora das resposta e pela falta de atualização no Blog nos últimos dias. Infelizmente eu tive um problema com a saúde no inicio do ano e isso tem me afastado de algumas funções. Mais em um breve período de tempo estarei dando prioridade novamente naquilo que eu mais gosto de fazer que é escrever. Espero que todos compreendam. Um grande abraço a todos, fiquem com Deus e continuem curtindo, comentando e lendo o Blog e as dicas. Carlos

    ResponderExcluir
  30. gostei muito das respostas meu nome é de jesus quero saber o que fazer com o meu coqueiro que esta começando a botar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe ela brotar e mantenha irrigada. ela só poderá ser levada ao solo quando atingir de 40 a 50 cm de altura. Não esqueça de fazer a cova com antecedência . 1 gd abraço.

      Excluir
  31. olá, carlinhos muito bom seu blog,parabéns! Tenho pés de cocos,mas não estão produzindo ainda estao no 3 ano,minha duvida é: me disseram se eu retirar as folhas secas eutirarei a força do coqueiro e atrasarei o que vc me indica nesta situaçao? e que quantidade de sal devo colocar em cada pé?

    ResponderExcluir
  32. Olá Carlos, boa tarde !!
    Compramos um pé de coco anão, ele já estava com uns 2 metros, eu creio. O vendedor não nos falou nada sobre fazer a cova uns 30 dias antes, plantamos logo em seguida que compramos, foi feita a cova e colocada adubo, depois ao redor colocado casca de pinus e o pó da casca de coco, minha dúvida é -> será que foi feita de maneira correta ? algum problema o fato de não deixar a cova aberta os 30 dias ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a maneira correta seria fazer a cova com antecedência, mais agora o jeito é aduba - la de maneira correta . Preciso fazer uma correção, a sua muda já estava com 2 metros de altura no momento da compra, isso indica que ela veio com um torrão de terra, esse tipo de muda geralmente são plantadas apenas com esse torrão. Mais mesmo assim seria bom preparar a cova. Já as mudas pequenas, no geral, vem apenas na castanha, por isso precisam de muito mais nutrientes. No caso da sua, ela vai precisar de muita água. Abraços!

      Excluir
  33. Gostaria de saber quanto cresce em centimetros,um coqueiro anão por ano em média .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem muitas variedades de coqueiros e os anões também crescem muito dependendo da variedade, do clima e do tratamento. mais o seu crescimento anual é um pouco lento, mais deve produzir por volta dos cinco anos.

      Excluir
    2. existem muitas variedades de coqueiros e os anões também crescem muito dependendo da variedade, do clima e do tratamento. mais o seu crescimento anual é um pouco lento, mais deve produzir por volta dos cinco anos.

      Excluir
  34. olá! Ganhei um coqueiro anão já adulto e plantei na minha casa, estou achando que ele não esta gostando muito. as folhas estão secando rápido e ele esta um pouco amarelado no tronco. Coloquei adubo orgânico ao redor e coloco água duas vezes por dia. Algo mais que eu possa fazer? existe chances de ele morrer? Abraço mxw85@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, existe chance sim de morrer, você deveria ter preparado a cova antes uns trinta dias. mais continue aguando por enquanto em abundância, é só o que pode fazer.

      Excluir
  35. Ola muito bom o blog

    ResponderExcluir
  36. Olá, tenho 04 mudas de coco anão e as folhas estão com ferrugem, como devo trata-las? Obrigada.

    ResponderExcluir
  37. Olha, esta é uma doença bem conhecida dos produtores de coco, mais um método a fazer, é remover com uma tesura as folhas infectadas com ferrugem e queima las.

    ResponderExcluir
  38. olá, tenho 02 mudas de coco anão, eu plantei há 01 mês, gostaria saber as multas gosta de agua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, muita água, principalmente agora que a muda está se desenvolvendo não deixe faltar água. Um abraço!

      Excluir
  39. Quando se fala em cloro para o plantio fico em dúvida se e o cloro líquido ou granulado
    Gostaria que me esclarecesse essa questão e também a quantidade a ser utilizada
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane, para ser mais claro, você pode usar o cloreto de potássio. Cerca de 2 kg por pé em plantas adultas. U M ABRAÇO!

      Excluir
  40. Ola Carlos. Ganhei um coqueiro anão, porém, abri a cova e ja o plantei. Após abrir a cova coloquei terra aduba com esterco (curtida a mais de15 dias) e adubo quimico( não sei qual NPK). Deveria esperar o tempo da cova, mesmo com a twrerra adubada ha dias? Um jardineiro indicou outro adubo p dar força na raiz,não coloquei dwvido ser toxico. Só devo rega- lo agora ou tem q colocar algum outro adubo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, olha você só precisa aguar todo dia, só após uns 6 meses faça uma nova adubagem com adubo orgãnico ou NPK. Abraços.

      Excluir
  41. Gostaria de ajuda na compra das mudas. Como identificar se uma muda é de coco anão, gigante ou hibrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma tarefa difícil. O correto é você comprar as mudas sempre em viveiros credenciados .

      Excluir
  42. Olá como faço para aplicar os nutrientes de forma correta ao redor do coqueiro? Este já tem mais de 15 anos de plantado, mas nos últimos tempos os cocos não têm se desenvolvido como antes, muitos ressecam e caem com tamanho pequeno se comparado com antes, e o caule tem tido uma aparência de ressecado. Grato pela ajuda. Vitor Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, como o coqueiro já tem mais de dez anos, o certo seria você pedir para um técnico agrícola fazer um análise do solo, assim ele iria identificar melhor o problema. Mais você pode fazer uma adubação usando uns quatro quilos de NPK e reforçando com uns dez quilos de orgânico. Lembrando que se deve fazer um circulo em volta da planta e aplicar o adubo

      Excluir

se você gostou desse blog, divulgue - o