segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aprenda a fazer enxertia em plantas frutíferas (Dicas Importantes)

Ola amigos! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre enxertia em plantas frutíferas, o que não é uma prática tão simples assim, embora seja fácil, dependendo da habilidade e da delicadeza de quem a faz. Primeiro vamos a técnica através da borbulha, que é uma técnica indicada para regiões onde plantas normais não produzam bem, devido ao clima ou quantidade de bactérias no solo. Devemos ressaltar também que essa prática é mais indicada para plantas que adaptam bem a climas mais elevados exemplo: As cítricas, as mangueiras e abacateiros. O primeiro passo é fazer a muda da planta que vai receber o enxerto através de sementes. Quando o cavalo ou porta enxerto atingir de 25 a 30 cm de comprimento, é hora de fazer o enxerto por borbulha. Deve - se  então procurar um ramo da mesma espécie e da mesma dimensão para extração da gema, a gema é aqueles olhinhos que as plantas tem onde brotam os ramos. O  ideal é cortar o ramos já com folhas definidas e extrair a gema com a ajuda de um canivete bem amolado. Feito isso, faz se um corte lateral em forma de cruz no porta enxerto mais ou menos na metade dele, ou seja aos 15 cm de altura. O corte deve ser pequeno, apenas para receber a gema, cerca de 2 cm. Lembrando que a gema deve ficar com brotinho ou olho livre. Depois disso use uma fita adesiva transparente para proteger o local do enxerto, deixe a planta em lugares sombrios e no máximo 25 dias após o enxerto ela começará a brotar. Após 45 dias, a planta está pronta para ser levada ao solo e dessa forma já se pode retirar a fita adesiva. OBS: Esta prática é para plantas produzidas em saquinhos, e também não devemos esquecer da retirada das folhas do cavalo e a sua decapitação após o botamento da planta. A irrigação  também é indispensável.

8 comentários:

  1. gostei das dicas,no futuro gostaria de me dedicar a criacao de pomares.

    ResponderExcluir
  2. Tenho dois coco anão quase seco, o que deve fazer para planta-los??????

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Cara acho que com algumas ervas deve funcionar. Mais eu desconheço.

      Excluir

  4. LEIA É IMPORTANTE PRA MIM !

    NÃO SAIA SEM LER ESTE COMUNICADO !


    AMIGOS, GOSTARIA DE CONTAR UM POUCO SOBRE MINHA VIDA A VOCÊS.

    EU TENHO 50 ANOS E ESCREVO NESTE BLOG A QUASE CINCO ANOS,MAIS EU SOU BLOGUEIRO JÁ HÁ UNS SETE ANOS. EU FUI RADIALISTA POR UNS DEZ ANOS, E AÍ TIVE UM PROBLEMA DE SAÚDE SÉRIO E ABANDONEI O RÁDIO.

    QUANDO ME RECUPEREI, NÃO ENCONTREI MAIS OPORTUNIDADE PARA VOLTAR AO RÁDIO, ENTÃO COMO ERA CASADO E COM FILHOS PRA CRIAR, FUI OBRIGADO A ENFRENTAR A CONSTRUÇÃO CIVIL NA PROFISSÃO DE PINTOR, ONDE TRABALHEI POR MAIS DE DEZ ANOS.

    NUNCA ABANDONEI O SONHO DE VOLTAR AO RÁDIO E NEM DE ME COMUNICAR COM AS PESSOAS ATRAVÉS DESTE BLOG. MAIS EM 2014, FUI DIAGNOSTICADO COM 3 HÉRNIAS DE DISCO E UM CISTO NO RIM ESQUERDO, QUE UM ANO DEPOIS PASSOU A TER SÉRIAS COMPLICAÇÕES.

    ENTÃO EM MAIO DE 2015, OS PROBLEMAS SE AGRAVARAM E EU DEIXEI DE TRABALHAR, COM DOIS FILHOS PEQUENOS E OUTRO COM 16 ANOS PARA PAGAR PENSÃO. MESMO COM TODAS AS DIFICULDADES E COM EXAMES QUE PROVAM AS DOENÇAS, AINDA NÃO CONSEGUI ENCOSTAR.

    MAIS NEM POR ISSO, EU DEIXEI DE ESCREVER NESTE BLOG E DE TRAZER COISAS BOAS PARA AS PESSOAS, HOJE JÁ SÃO MAIS DE 130 MIL ACESSOS. MAIS MESMO COM TANTOS ACESSOS, A VERDADE É QUE EU NUNCA GANHEI DINHEIRO COM OS PROGRAMAS DE AFILIADOS, PRA SER MAIS FRANCO NUNCA CONSEGUI RECEBER UM REAL.

    RECENTEMENTE TROQUEI OS AFILIADOS, MAIS TAMBÉM NÃO VEM DANDO RESULTADO. SOU EVANGÉLICO, E RECENTEMENTE TAMBÉM CRIEI A RÁDIO VERDES CAMPOS GOSPEL, ESSA QUE TOCA NO BLOG.

    POR ISSO AMIGOS, PARA QUE EU POSSA DAR CONTINUIDADE NO MEUS PROJETOS, QUE TAMBÉM SÃO DE DEUS, EU PRECISO QUE ME AJUDEM ! A ALEGRIA DE FAZER O QUE GOSTO CUSTA MUITO POUCO, MENOS DE 200 REAIS POR MÊS PARA MANTER ESSES PEQUENOS PROJETOS NO AR, MAIS PARA MIM NÃO TEM PREÇO PODER FAZER AQUILO QUE MUDA A vida das pessoas para melhor.

    SE VOCÊ ESTIVER DISPOSTO A ME AJUDAR, PODE DEPOSITAR QUALQUER VALOR, O MÍNIMO POSSÍVEL, EU ESTAREI ORANDO POR VOCÊ E FICAREI MUITO FELIZ POR VOCÊ FAZER PARTE DOS MEUS SONHOS. ( CARLOS SILVA )
    AGÊNCIA: 1671
    CONTA POUPANÇA:167101300037469-9

    ResponderExcluir
  5. Como sempre,dizem q é para a obra de Deus,mas quando veem o dinheiro na mão,querem sempre mais aí,o diabo toma de conta depois.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber em quanto tempo uma planta frutifera de caroço e de enxerto plantada no vaso produz frutos.

    ResponderExcluir

se você gostou desse blog, divulgue - o